
Leitura Literária na Escola
Um mergulho às delicadas ondas literárias. Seja bem- vindo!
Você está acessando a um espaço voltado para professores, curiosos e
apreciadores de literatura. Sinta-se envolto pela maresia das letras!
O conto como provocação
Mestranda: Elaine Lopes de Oliveira Tavares.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Célia Sebastiana da Silva.
Número de alunos envolvidos na pesquisa: 10.
Série trabalhada: 7º ano do Ensino Fundamental II.
1ª sequência didática aplicada – análise do conto Aquela água toda
Obra explorada: Aquela água toda, de João Anzanello Carrascoza
OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS COM A PRIMEIRA ANÁLISE
A sequência didática elaborada em 02 seções teve por objetivo principal o acesso às potencialidades do texto literário do contista paulista João Anzanello Carrascoza. As atividades propostas para este texto abrangeram 02 encontros de 60 minutos cada, contendo, incialmente, encaminhamentos metodológicos e passos para a leitura e práticas de leitura: um mergulho ao universo das imagens representativas ao universo do conto, definindo a primeira construção de sentido através da linguagem visual; leitura do professor e análise do texto culminando em produção intituladas como Agora é a sua vez!
• Propiciar ao aluno experimentar sensações advindas de imagens relacionadas ao conto escolhido;
• Contribuir para a formação de leitores através da leitura mediada pela professora do conto “Aquela água toda”;
• Desenvolver atividades relacionadas ao reconhecimento de elementos importantes para a compreensão e análise de elementos que compõem a narrativa;
• Discutir e registrar as percepções e experiências vividas através de um pequeno mural e breve relato pessoal.
PROPOSTAS METODOLÓGICAS E DE PRODUÇÃO
1ª aula
1º momento – Esclarecer sobre a pesquisa e comentar sobre o primeiro questionário que será entregue para os alunos uma semana antes do primeiro encontro. Os alunos responderão em casa.
2º momento – Visualizar imagens, por meio de exibição no projetor de imagens, que remetam ao universo do conto em pauta. Essas imagens serão extraídas de sites da internet e serão utilizadas como elemento de sensibilização, destacando o possível espaço onde vive o personagem, sua relação com a família e a preparação da tão esperada viagem em família, tema central da narrativa.
A escolha desse procedimento é justamente a motivação que isso pode criar devido ao momento em que vivemos. Os alunos, em todos os espaços onde convivem, são cercados de imagens de todos os tipos. Por conseguinte, elas participam ativamente na construção de sentidos nas esferas da comunicação humana.
3º momento – Prévio levantamento de sentidos sugeridos pelas imagens escolhidas.
Possíveis perguntas que nortearão o momento:
-
Para você, o que as imagens exibidas sugerem?
-
Que sensações é possível experimentar através da observação dessas imagens?
-
Que tipo de situação que envolve a imagem do garoto foi possível construir mentalmente?
Depois disso, os alunos poderão expressar suas opiniões através da oralidade.
4º momento – Leitura feita pela professora a partir da exibição de imagens no projetor. Logo após isso, uma retomada individual ao texto. Isso será feito por meio de leitura silenciosa. Nesse momento, os alunos sentarão em dupla para fazerem esta etapa.
4º momento – Depois da leitura feita, serão propostas algumas palavras em folhas de cartolina para provocar reflexões acerca do conto lido. São elas: família, viagem, ansiedade, tempo de preparação, idealização, momento de partida, destino. Os alunos deverão escrever na cartolina um comentário breve a partir de alguma sensação vivida no momento da leitura e o que a palavra representou para eles depois dela.
Esses registros farão parte de um pequeno mural que será montado na sala para registrar cada etapa da pesquisa em suas diferentes estratégias.
2ª aula
5º momento - Retomar alguns pontos importantes trabalhados na aula anterior, principalmente o registro das sensações vividas. Analisar um ponto importante do conto, que é a ansiedade do protagonista até o dia da viagem e como ele lida com o tempo de preparação. Focar na metáfora do mar e sua importância na construção do texto.
6º momento – Comentar sobre os elementos da narrativa com enfoque no “tempo” e o sentimento de ansiedade que norteia todo o conto.
7º momento - Propor uma discussão que gire em torno dessa ideia e solicitar aos alunos que registrem sua experiência de leitura utilizando o gênero relato pessoal para isso.
