
Leitura Literária na Escola
Um mergulho às delicadas ondas literárias. Seja bem- vindo!
Você está acessando a um espaço voltado para professores, curiosos e
apreciadores de literatura. Sinta-se envolto pela maresia das letras!
O conto como provocação

HERANÇA
Mestranda: Elaine Lopes de Oliveira Tavares.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Célia Sebastiana da Silva.
Número de alunos envolvidos na pesquisa: 10.
Série trabalhada: 7º ano do Ensino Fundamental II.
3ª sequência didática aplicada – análise do conto Herança
Obra explorada: Aquela água toda, de João Anzanello Carrascoza
OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS COM A 3ª ANÁLISE
A sequência didática elaborada em três sessões, com 170 minutos em média, tem por objetivo principal apresentar quem é contista paulista Anzanello Carrascoza aos alunos e explicar brevemente a importância de seu trabalho no cenário literário. Para além dessa ação, o objetivo também é desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, o senso crítico, estabelecendo a relação entre o lido e o vivido/ conhecido pelos sujeitos leitores através do conto Herança e do recurso audiovisual. Ao final da sequência, registrar o momento por meio do gênero carta e um curta metragem do conto em análise.
-
Exibir o vídeo ENTRELINHAS – JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA (disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dnXbLWOaEck> Acesso em 16 de julho de 2016, que expressa como o contista se apaixonou pela arte de contar histórias;
-
Oportunizar a participação oral dos alunos através de alguma curiosidade que possa surgir sobre o que foi exposto;
-
Oferecer ao aluno a leitura do conto Herança a partir da mediação da professora pesquisadora;
-
Propiciar momento para interpretação e análise seguido de relatos sobre o conto. Abordar acerca do amor verdadeiro e da família, que é a maior base de formação do ser humano;
-
Incentivar os alunos a retomarem lembranças que estejam interligadas ao universo da família, em especial, situações de devoção por parte dos pais para garantir oportunidades que os mesmos não tiveram quando crianças. Assim como é apresentado no conto em análise;
-
Analisar a linguagem e o enredo da narrativa com alunos. Analisar a forma sutil e cuidadosa que o autor utilizou para a apresentar o fato e suas nuances;
-
Discutir e produzir cartas entre pais e filhos como forma de oportunizar agradecimentos e registros de lembranças muitas vezes não partilhadas. Além disso, registrar em telas, a primeira percepção sobre a leitura feita.
PROPOSTAS METODOLÓGICAS E DE PRODUÇÃO
1ª aula
1º momento – Para dar início ao terceiro módulo da pesquisa, a professora pesquisadora exibirá o vídeo sobre o escritor João Anzanello Carrascoza e, logo após, propiciará um momento de reflexão e questionamentos sobre o que foi visto e ouvido.
Fonte:< https://www.youtube.com/watch?v=dnXbLWOaEck> Acesso em 16 de julho de 2016.
2º momento – Leitura do conto Herança, mediada pela professora pesquisadora.
3º momento – Os alunos deverão se sentar em dupla a fim de trocar ideias sobre a leitura feita. Depois disso, propiciar a partilha em grupo, enfatizando o tema principal da leitura: a relação afeto e família. Será apresentado, por meio do projetor de imagens, o conceito dos vocábulos.
Segundo o dicionário Aurélio (1999), afeto (latim affectu): 1. Disposição de alma, sentimento. 2. amizade, simpatia. Para embasar esse conceito, buscamos o estudioso Piaget (1977, p. 16), o qual afirma que o afeto desempenha um papel primordial em todas as relações humanas, inclusive em sua formação. O autor defende que “[...] não se poderia raciocinar sem vivenciar certos sentimentos e que, por outro lado, não existem afeições sem um mínimo de compreensão.”
Ainda sob a ótica do conceito dado pelo dicionário citado (1999), Família (famulus) é : 1. Conjunto de todos os parentes de uma pessoa, e, principalmente, dos que moram com ela. 2. Conjunto formado pelos pais e pelos filhos. 3. Conjunto formado por duas pessoas ligadas pelo casamento e pelos seus eventuais descendentes. Reafirmando os conceitos apresentados, fundamentamos a instituição familiar como a primeira interação social da qual fazemos parte. Para Vygotsky (1987) a criança nasce inserida num meio social que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem, na interação com os outros.
2ª aula
4º momento - Dando continuidade à atividade iniciada na aula anterior, será retomada rapidamente a última etapa aplicada sobre a conceituação das palavras e, a partir disso, a professora pesquisadora incitará a discussão relacionada às lembranças acerca das experiências que estejam relacionadas ao universo do conto. Para isso, os alunos deverão partilhar um fato do passado importante e marcante, que envolva a devoção de seus genitores para com cada um deles.
5º momento - Apresentar para os alunos o cuidado que o autor teve ao construir a narrativa e a riqueza da linguagem do conto em foco.
3ª aula
6º momento - Com base nos diálogos ocorridos durante os encontros e nas experiências relatadas sobre a família, a professora deverá retomar as características do gênero carta. Depois das trocas e retomadas, será proposta a confecção de uma carta, a qual será endereçada à família dos alunos envolvidos na pesquisa. Além disso, também os entes queridos serão convidados a confeccionar uma carta a seus filhos, expressando o quão são importantes e que os sacrifícios muitas vezes são inevitáveis para manter a integridade da família.