
Leitura Literária na Escola
Um mergulho às delicadas ondas literárias. Seja bem- vindo!
Você está acessando a um espaço voltado para professores, curiosos e
apreciadores de literatura. Sinta-se envolto pela maresia das letras!
O conto como provocação
SOBRE O PROJETO
“Uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza. Negar a fruição da literatura é mutilar nossa humanidade”.
Antonio Candido
Nesse espaço digital, apresentamos o resultado final de uma pesquisa de Mestrado, que foi realizada no Centro de Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE- UFG). Esse trabalho tem por objetivo maior articular a pesquisa científica e acadêmica à prática escolar. O trabalho intitulado “Leitura literária na escola: o conto como provocação” foi desenvolvido em uma escola da rede privada, na cidade de Goiânia pela professora Elaine Lopes de Oliveira Tavares, sob a orientação da Profa. Dra. Célia Sebastiana da Silva.
Formar leitores autônomos e ampliar a construção de percursos leitores literários foram os eixos norteadores dessa pesquisa. Por isso, esse trabalho revela resultados advindos da aplicação de sequências didáticas construídas a partir do gênero conto. O corpus escolhido foi a obra Aquela água toda, de João Anzanello Carrascoza. A exploração de análise deteve-se em quatro contos: Aquela água toda, Cristina, Herança e Medo. A escolha desse escritor deve-se à sensibilidade apresentada por ele em explorar situações de nosso cotidiano que nos remetem a profundas reflexões.
Considerado um dos mais célebres contistas da contemporaneidade, o autor revela, em cada linha cuidadosamente escrita, os detalhes da composição humana em fatos simples da vida. Dessa forma, faz-se importante ressaltar como os contos de Anzanello contribuem, de forma significativa, para a exploração de temas que norteiam a realidade do jovem leitor.
O trabalho foi constituído ao longo de 15 encontros, que tiveram a duração de 50 minutos cada, e contaram com a participação de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Expusemos, aqui, alguns resultados importantes e interessantes que, certamente, auxiliarão ou inspirarão outras práticas pedagógicas no ambiente escolar.
Sinta-se à vontade e envolto pela maestria das letras. Você é nosso convidado especial!